Brangus e Crioulos

Cabanha Boitatá

Desde 2006

Cavalos Crioulos

É um animal compacto, resoluto e inteligente. Apresenta a cabeça curta e larga, afilando-se em forma de cone, focinho saliente, face reta com olhos expressivos afastados lateralemente, orelhas curtas e empinadas. O pescoço é musculoso, inserido em espáduas fortes e profundas, com peito largo. O dorso é curto, com costelas bastante elasticas e lombo poderoso. A garupa é arredondada e musculosa. As pernas sao curtas, com ossatura excelente, quartelas curtas, com patas pequenas e duras.

A Ámerica do Sul produz uma das raças de cavalo mais vigorosas do mundo - o pequeno Crioulo, montaria dos gauchos das grandes criaçoes que se estendem na parte central do continente. Este parece, com pequenas variaçoes na estatura e no requinte do tipo, como o Crioulo da Argentina e do Uruguai, o Crioulo do Brasil, os tipos Costeño e Morochuco do Peru, o Caballo Chileno do Chile e o Llanero de Venezuela. Embora alguns destes tipos sejam atualmente bastante diferenciados do tipo Crioulo basico, todos descendem da mesma criaçao espanhola importada pelos conquistadores do seculo XVI. Os requintes da raça sao devidos às variacoes de temperatura e da qualidade das pastagens, por serem criados nas colinas ou nas planicies e pela criacao seletiva visando a qualidades particulares de acordo com as exigencias locais.

O sangue basico vem do Andaluz, do Berbere e do Arabe. Seu porte pequeno e seu vigor sao devidos a uma rigorosa selecao natural de aproximadamente 300 anos, em cujo periodo rebanhos de Crioulos se tornaram selvagens ou semi-selvagens nas planicies. Muitos afirmam que a curiosa distribuicao de cores ruiva e do tipo baio, exclusivo do Crioulo, evolui como uma coloraçao que serve de protecao natural.

Especialmente na Argentina, o povo tem grande orgulho da resistencia do Crioulo, e sao mantidos testes de resistencia para selecionar os melhores para procriacao. Uma prova anual é realizada pelos criadores, na qual os cavalos devem cobrir a distancia de 752km em 15 dias carregando uma carga de 110kg, sem nada para comer ou beber, exceto aqueles alimentos que eles mesmos possam encontrar pelo caminho durante o descanço.

A partir do século XVII, muitos cavalos foram perdidos ou abandonados ao acaso. Passaram a ser criados livres, formando inúmeras cavalhadas selagens distribuídas pela imensidão da América, com suas cordilheiras e pampas. Durante o período de formação da raça, as inúmeras manadas, espalhadas pelo novo continente, tiveram diferentes destinos. Nos Estados Unidos e México, as prolongadas guerras e o cruzamento com outras raças fizeram desaparecer os cavalos descendentes dos crioulos. Na Colômbia e Venezuela, as altas temperaturas, a alimentação e a geografia local alteraram em muito a aparência e a estatura dos cavalos.

Os crioulos, da forma como hoje são conhecidos, ficaram concentrados, principalmente, no sul da América, onde hoje está a Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e o sul do Brasil. Durante cerca de quatro séculos, a raça crioula foi forjada através da seleção natural. Os cavalos foram perseguidos por homens e predadores, passaram sede, fome e precisaram agüentar temperaturas extremas, desde as fortes geadas do inverno até o rigoroso sol do verão. A raça crioula foi moldada desta forma, em um ambiente hostil onde somente os mais fortes sobreviviam e conseguiam passar para gerações futuras seus genes. Em meados do século XIX, após este período evolutivo, os fazendeiros do sul da América começaram a tomar consciência da importância e da qualidade dos cavalos crioulos que vagavam por suas terras.

Esta nova raça, bem definida e com características próprias, passou a ser preservada desde então, vindo a ganhar notoriedade mundial a partir do século XX, quando várias associações foram criadas e, através delas, o valor do cavalo crioulo foi exaltado e comprovado.

 

Nossos Cavalos Criolos

Facebook

Informativos

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu e-mail.

Contato

  Paraná, 1058 - Centro - Cascavel

  (45) 9922 5987

  cabanhaboitata@cabanhaboitata.com.br

 Mapa de Localização

 Enviar Mensagem

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net